Com manejo biológico, tecnologia e protocolos rigorosos, o Grupo mostra que é possível produzir mais, reduzir custos e cuidar do meio ambiente
A busca por alta produtividade aliada ao respeito ao meio ambiente tem guiado as ações do Grupo Hervalense. Em todas as etapas da produção agrícola, do preparo do solo à colheita, são adotadas práticas de manejo sustentável que preservam recursos naturais e garantem eficiência.
Um dos pilares dessa estratégia é o uso de produtos biológicos. No tratamento de sementes, por exemplo, bactérias como Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum atuam na fixação do nitrogênio e no estímulo ao desenvolvimento radicular. Já microrganismos como Bacillus amyloliquefaciens e Bacillus velezensis fortalecem as raízes, equilibram a microbiota do solo e protegem contra nematoides.
Na parte aérea das plantas, o manejo também prioriza soluções biológicas: o fungo Beauveria bassiana auxilia no controle da cigarrinha do milho; o Trichoderma asperelloides promove crescimento e proteção; e os nucleopoliedrovírus (NPV) atuam de forma específica contra pragas como a lagarta-do-cartucho e a Helicoverpa armigera. Essas alternativas reduzem a dependência de químicos e contribuem para sistemas mais equilibrados.
Leia também: Avistamento de Animais Silvestres Reflete Compromisso do Grupo Hervalense com a Preservação Ambiental
A escolha e a aplicação de defensivos químicos seguem protocolos internos rigorosos, sempre baseados em monitoramentos técnicos como MIP (Manejo Integrado de Pragas) e MID (Manejo Integrado de Doenças). Ferramentas digitais como imagens de satélite, aplicativos e mapas de calor dão suporte às decisões e evitam desperdícios.
De acordo com o engenheiro agrônomo Victor Sanches, o conhecimento técnico e visão estratégica têm garantido resultados expressivos há mais de uma década. As decisões sobre os produtos a serem utilizados são tomadas em conjunto com o diretor-comercial e de insumos, Erny Parisenti, com base nas informações recebidas por meio das constantes avaliações realizadas em campo.
Testes comprovam aumento de produtividade, redução de custos e menor número de reentradas nas lavouras. Além disso, a redução do uso de agroquímicos por hectare mostra como é possível unir rentabilidade e preservação ambiental. Essas práticas são respaldadas por certificações reconhecidas, como a RTRS, e refletem a visão do Grupo Hervalense de que o futuro da agricultura depende do equilíbrio entre produção e sustentabilidade.
A equipe é constantemente treinada, com destaque para a Semana Técnica, realizada anualmente, para aplicar de forma precisa as soluções que surgem no mercado. “Esse combo de inovação, responsabilidade e competitividade é que vai determinar o futuro da Hervalense e do agronegócio brasileiro”, afirma o engenheiro agrônomo.
