Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Nosso negócio

Trabalhamos com grãos e pela pecuária brasileira. Embora muitas coisas tenham se transformado, a nossa dedicação, o amor e o respeito que sentimos pela terra permanecem imutáveis.

Nossa gente

Buscamos, todos os dias, fazer o nosso melhor, com responsabilidade e comprometimento. Carregamos em nossa essência o pioneirismo, a honestidade e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente. Assim, crescemos e seguimos construindo um futuro renovável para as próximas gerações.

O segredo está na paixão pelo agronegócio, que é compartilhada por mais de 200 colaboradores. Desde aqueles que trabalham no campo, como engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, tratoristas, motoristas e mecânicos, até administradores, contadores, engenheiros florestais e advogados, que estão engajados e carregam os valores do grupo em tudo que fazem.

Agricultura
regenerativa

Com a marca do pioneirismo, o Grupo Hervalense está sempre atento a novos conceitos de produção nas fazendas, que possam garantir solos férteis e saudáveis. De maneira planejada, a agricultura regenerativa vem se mostrando bem-sucedida colheita após colheita.

Ações como a preservação das áreas de vegetação nativa, plantio direto, cobertura do solo com palhada, sucessão de culturas, manejo integrado de pragas e doenças, uso de plantas de cobertura, 100% do plantio não irrigado e uso de produtos biológicos estão melhorando a dinâmica de matéria orgânica do solo, aumentando a captura de carbono e a retenção de água no solo, favorecendo o regime hídrico e evitando a erosão.

Estamos investindo cada vez mais em métodos que nutrem e preservam os solos. Essas boas práticas de manejo trazem melhorias para manter ou aumentar a produtividade das nossas lavouras e reduzir custos no uso de herbicidas.

Certificados

Um dos orgulhos do Grupo Hervalense são as parcerias desenvolvidas com o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Mato Grosso (SECITECI) para visitas técnicas e programas de estágios.

Por meio de cooperação com companhias como Bayer, Basf, Corteva e FMC, a fazenda também serve de campo de experiência para boas práticas, inovação e pesquisa na busca de soluções para desafios agrícolas e garantir o progresso das próximas gerações. Ao incentivar a pesquisa de tecnologias e acompanhar a evolução do mercado, o Grupo Hervalense é o grande destaque entre os produtores de soja certificada RTRS no Brasil ao produzir mais de 90 mil toneladas de soja certificada em uma área de 23.709 hectares, em 2021.

Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma associação sem fins lucrativos que promove o crescimento da produção, do comércio e do uso de soja responsável. A associação opera por meio da cooperação entre os atores ligados à cadeia de valor da soja, da produção até o consumo, de duas formas. Uma delas é a plataforma global de diálogo multilateral sobre a soja responsável. A outra é o desenvolvimento, implementação e verificação de um padrão global de certificação, do qual o Grupo Hervalense faz parte.

O mercado de soja certificada RTRS segue em pleno crescimento ao redor do mundo. A expressiva alta reforça que a produção sustentável vem ganhando espaço e destaque, tornando-se um pilar estratégico no panorama global de grãos.

Neste contexto, a obtenção do selo RTRS é a garantia do compromisso da empresa com maior sustentabilidade, transparência e rastreabilidade em toda a cadeia de valor da soja.

Os nossos esforços são para consolidar a produção, o comércio e o uso de soja economicamente viável, socialmente equitativa e ambientalmente adequada por meio do diálogo entre os agricultores, as organizações da sociedade civil e a indústria.

Desde 2020, o Grupo Hervalense também participa do Programa 3S, em parceria com a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS), para promoção do desenvolvimento sustentável da produção de soja e a certificação do cumprimento de boas práticas agrícolas, ambientais, trabalhistas e sociais.

Sustentabilidade

Nosso jeito de trabalhar

Temos paixão pelo agro e orgulho em produzir e preservar. Protegemos mais de 29 mil hectares de vegetação nativa, em áreas próprias e parceiras, além de conservar as nascentes, os rios e a biodiversidade da fauna e flora nos biomas Cerrado e Amazônia. Isso porque entendemos que os recursos e as práticas que buscam a preservação do meio ambiente são um caminho sem volta.

Temos uma grande área dedicada exclusivamente ao manejo florestal, na cidade de Santarém, no Pará.

O nosso propósito é alimentar as pessoas. É um objetivo simples e sincero, e o desafio é que os nossos negócios sejam eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos.

Integração lavoura-pecuária (ILP)

O Grupo Hervalense adota a integração lavoura-pecuária (ILP) desde 2018 e comemora bons resultados, com manejos que priorizam o bem-estar animal, a qualidade do pasto e a diversificação das atividades na propriedade.

O sistema que permite aumentar a lotação animal e ainda produzir grãos na mesma área é possível graças ao consórcio entre culturas. Nas fazendas Hervalense, a pastagem é compartilhada entre gramínea e milho. O rebanho utiliza do pastejo durante o período de seca e, após retornar à época da chuva, é feita a dessecação do pasto para prosseguir com o planejamento de uma nova safra. Entre os benefícios que o sistema traz à fertilidade do solo, estão a reciclagem de nutrientes e o aumento de matéria orgânica em profundidade na terra.

1

Cultivo de soja

O Brasil é o maior produtor de soja no mundo, com uma projeção de 151,4 milhões de toneladas, de acordo com a Conab. A soja é usada em muitos produtos, como alimentos funcionais, maquiagens, tintas, plásticos, biocombustíveis e até mesmo colchões.

2

Cultivo de milho

O milho é uma das culturas mais importantes do mundo, e o Brasil está entre os três maiores produtores. Além de ser usado na fabricação de ração e em produtos finais nas indústrias alimentícia, farmacêutica e têxtil, o milho também tem um mercado promissor na produção de bioetanol.

3

Cultivo de milheto

O milheto é cultivado principalmente como comida para os animais. Ele tem muitos nutrientes importantes que ajudam no ganho de peso e na produção de leite. Além disso, é uma ótima escolha para criar e recuperar áreas de pastagem, pois ajuda a preparar e manter o solo.

4

Cultivo de sorgo

O sorgo é uma planta de fácil adaptação e altas produtividades. Por isso, é uma boa alternativa para integração lavoura-pecuária e produção de massa, além de ajudar a proteger o solo contra erosão, aumentar a quantidade de matéria orgânica disponível e melhorar a retenção de água no solo.

Parcerias que
nos movem

A profissionalização do nosso negócio é baseada na eficiência produtiva e na sustentabilidade dos recursos naturais. Como forma de aperfeiçoar nossas práticas agrícolas e o desempenho produtivo das áreas cultivadas, as parcerias com iniciativas globais e locais estão presentes no nosso dia a dia.

Veja a seguir alguns dos nossos parceiros da iniciativa pública, privada e terceiro setor que fazem parte de nossa constante evolução.

O uso do nosso site implica na instalação de alguns arquivos denominados “cookies” no seu dispositivo para realizar análise de dados de tráfego, de relevância e personalização de conteúdo e direcionamento de anúncios. Para saber mais, consulte nosso Aviso de Privacidade.